domingo, 17 de junho de 2007

Santo Daime: agora pode

Santo Daime: agora pode

Guilherme Ravache

Resolução federal legaliza o uso religioso da ayahuasca, bebida que ficou famosa na década de 80 por ser usada por artistas. Os seguidores defendem que o chá promove o caminho para o autoconhecimento. Os contrários alegam que ele causa alucinações

Cinturão Verde As duas plantas presentes no preparo da bebida ayahuasca - o cipó mariri ou jagube (Banisteriopsis caapi) e a folha chacrona ou rainha (Psychotria viridis) - são encontradas na Amazônia.

Após décadas de controvérsia, na segunda-feira, 8, saiu publicada no Diário Oficial da União a resolução do Conselho Nacional Antidrogas (Conad) que reconhece como prática legal o uso da ayahuasca para fins religiosos.

A polêmica em torno do chá envolve suas propriedades psicoativas (embora não possua substâncias psicotrópicas na origem, o chá possui DMT - dimetiltriptamina -, que provoca alterações na consciência). As duas plantas presentes no preparo da bebida - o cipó mariri ou jagube (Banisteriopsis caapi) e a folha chacrona ou rainha (Psychotria viridis), separadas, não têm qualquer efeito sob o organismo, mas, quando fervidas juntas, resultam na ayahuasca, bebida amarga de cor amarronzada. Os contrários à liberação da ayahuasca afirmam que ela pode provocar alucinações, logo, tem efeito similar a uma droga como o ácido lisérgico. O chá chegou a estar na lista de substâncias proibidas pela Divisão de Medicamentos (Dimed), mas a medida foi suspensa provisoriamente em fevereiro de 1986. A suspeita de que a bebida seria alucinógena está descartada na resolução publicada no dia 8. A decisão do Conad é baseada no parecer da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico do Conad. Ainda segundo a resolução, será criado um grupo multidisciplinar para "fazer o levantamento e o acompanhamento do uso religioso da ayahuasca e das pesquisas para seu uso terapêutico".

FIÉIS. A bebida é usada por mais de 12 mil seguidores da União do Vegetal, do Santo Daime e de outras entidades religiosas que defendem que, tomando o chá, se atinge um estado de miração (quando se entra em contato com o Espírito Santo e tem início um processo de autoconhecimento e melhor compreensão do mundo.)

De origem amazônica, o chá foi descoberto por índios há milhares de anos e era amplamente usado pelos pajés. Foi "redescoberto" por seringueiros no início do século passado. Entretanto, nos últimos anos, vem ocorrendo uma popularização da bebida nos grandes centros urbanos. O fenômeno foi destacado pela pesquisadora Beatriz Caiuby Labate em seu livro A Reinvenção do Uso da Ayahuasca nos Centros Urbanos (Editora Mercado de Letras).

RAVE E CHÁ. Em Minas Gerais, uma rave chamada Ayahuasca Visions foi anunciada, mas o protesto de três centros ligados ao Santo Daime conseguiu impedir que a festa acontecesse. "O risco de a ayahuasca virar droga para diversão existe, mas é mínimo. As reações corporais e psicológicas são muito fortes", afirmou à revista Época o secretário



Contato

Fabiano Oliveira.
E-mail : oliveirafab@gmail.com
MSN: poetafab@hotmail.com
Clique Aquí http://www.livrodevisitas.com.br/ler.cfm?id=107702e Deixe Uma Mensagem em Meu Livro de Visitas.
Para Pesquisar Assuntos dos Blogs Basta clicar Aqui http://blogsearch.google.come buscar por poetafab ou pelo assunto que deseja.
http://geocities.yahoo.com.br/poetafab
http://br.groups.yahoo.com/group/equilibrioconsciente
www.poetafab.blogspot.com
www.humanopoder.blogspot.com
www.rumineagora.blogspot.com
www.linkadofab.blogspot.com
www.conjectural.blogspot.com
www.psieulouco.blogspot.com
www.euamolivros.blogspot.com

Nenhum comentário: