domingo, 17 de junho de 2007

EUA permitem uso de chá alucinógeno do Santo Daime

A Corte Suprema dos Estados Unidos decidiu por unanimidade nesta terça-feira que o governo americano deve permitir que uma pequena seita religiosa consuma um chá alucinógeno, usado no Brasil (pelos integrantes do Santo Daime) e que, segundo seus adeptos, os aproxima de Deus.

O chá é consumido pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), formada por uma mescla de crenças cristãs e de indígenas sul-americanos e tem cerca de 130 membros nos Estados Unidos, principalmente no oeste do estado do Novo México (sudoeste).

Em 1999, funcionários da alfândega americana interceptaram um carregamento de chá de ayahuasca proveniente do Brasil. A ayahuasca contém dimetiltriptamina (DMT), uma substância proibida nos Estados Unidos.

O governo americano argumenta que a substância é impedida de entrar no território americano por trazer riscos para a saúde. Além disso, ela poderá ser usada por pessoas não religiosas. A substância está proibida pela Convenção Internacional de Substâncias Psicotrópicas de 1971, que tenta conter o tráfico de drogas.

Mas os advogados da UDV consideram que a ayahuasca não está incluída no tratado e nunca chegou a usuários que não participavam da seita. Também alegam que as leis religiosas americanas permitem à igreja consumir esse chá.

O governo americano argumentou que a ayahuasca é uma perigosa substância que altera a mente e que poderia ser usada com fins recreativos. Mas a Corte decidiu que o governo não havia conseguido dar uma razão "de peso" para proibir que a igreja em questão, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), consumisse o chá de ayahuasca, feito com as raízes de duas plantas amazônicas para fins sacramentais.

Os advogados da seita miniminizaram o impacto da bebida na saúde, dizendo que o governo exagera e que o chá tem "apenas" um efeito alucinógeno.

Nenhum comentário: