domingo, 27 de maio de 2007

Perguntas Frequentes

1) O que é a terapia holística?

Do grego holos = todo, total. É a terapia que, em vez de tratar apenas os sintomas físicos, trata o ser humano como um todo: o físico, o energético, as emoções, a mente (os pensamentos, crenças) e a parte espiritual, pois entende que cada um desses níveis afeta o outro. É o mesmo que terapia alternativa.



2) O que é um terapeuta holístico?

É o profissional qualificado que utiliza as técnicas holísticas ou alternativas com os seus clientes.



3) Quais os resultados em geral obtidos?

Relaxamento, bem-estar, paz interior, auto-estima, auto-confiança, alegria, segurança, disposição, alívio de dores, desaparecimento de sintomas.



4) Como atua o terapeuta holístico?

Inicia pela entrevista com o paciente ou anamnese; depois, usa técnicas de diagnóstico energético para descobrir distúrbios já instalados no corpo físico ou que ainda estejam no campo energético (aura) e prestes a se manifestar no físico. Em seguida, procura dissolver os bloqueios de energia que se tornariam doença, harmoniza os chakras do paciente e trata as áreas ou órgãos afetados.



5) O que é a aura?

É o campo de energia eletromagnética que envolve o corpo do ser humano, sendo composta dos níveis físico, energético, emocional, mental e espiritual.



6) Há contra-indicações para a terapia holística?

Cada terapia tem os seus próprios casos em que é contra-indicada, geralmente não no todo e sim parcialmente. Por exemplo, há pontos de acupuntura contra-indicados para gestantes, mas há outros que poderão tratá-las sem prejudicar a gravidez.



7) O cliente deve parar o tratamento médico?

Em hipótese alguma. Os dois tratamentos podem caminhar paralelos.



8) O cliente deve parar ou diminuir os medicamentos?

Não. A única autoridade competente para isso é o próprio médico do cliente.



9) A terapia holística no Brasil já é regulamentada?

Não. A profissão de terapeuta é, por enquanto, representada por alguns Sindicatos específicos e Associações Nacionais tais como o SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas, além de outros, como a ANAMO (Associação Nacional de Acupuntura e Moxabustão), ABEFLOR (Associação Brasileira de Essências Florais) e outros.



10) O que é a Cromoterapia?

A Cromoterapia é um método natural de tratamento que usa as cores por meios externos e internos para equilibrar a mente, as emoções, a parte energética e o organismo físico, prevenindo e corrigindo disfunções, além de despertar e desenvolver capacidades pessoais. Os meios externos são a projeção de luz colorida sobre áreas do corpo, roupas da cor mais indicada, o uso dos cristais e outros métodos; os meios internos são os alimentos da cor necessitada, a respiração da cor, a visualização e muitos outros.



11) O que é o Shiatsu?

Shi = dedo; atsu = pressão. O shiatsu é uma técnica oriental que conjuga a massagem (amassamentos), alongamentos, manipulações (inclusive na coluna vertebral) e a pressão dos dedos tanto nos pontos de acupuntura como nos meridianos (canais por onde a energia vital circula no corpo). É um tipo de "acupuntura com os dedos". Seu objetivo é equilibrar a proporção das energias yin e yang no corpo e dissolver bloqueios de energia nos meridianos, o que ocasiona, com o tempo, as doenças.


12) O "Shiatsu Express" ou na cadeira é o que se chama de Shiatsu? é válido?

Primeiramente, essa prática não é Shiatsu, mas é um marketing usando o nome de Shiatsu. O verdadeiro Shiatsu é realizado no corpo todo, no chão em colchonetes ou numa maca apropriada (mais baixa que a dos médicos) e num ambiente silencioso e relaxante. Em consultório, aplicam-se também diagnósticos, como o de pulso para saber como equilibrar o sistema fisioenergético do cliente. Por outro lado, na cadeira são massageadas apenas áreas como as costas e o pescoço. É válido no sentido de que é relaxante e em dias de estresse, é melhor relaxar um pouco do que nada, mas não é um tratamento ou terapia, já que não são realizados diagnósticos. O curso que ministramos é o Shiatsu Clássico e no corpo todo (em colchonetes ou maca).

13) O Shiatsu na praia é válido?

Conforme foi dito acima, é válido no sentido de que é relaxante e em dias de estresse, é melhor relaxar um pouco do que nada, mas não é um tratamento ou terapia, já que não são realizados diagnósticos e o ambiente ruidoso e aberto não é propício. Entretanto, é uma ótima maneira de divulgar o Shiatsu.

14) Que é Massoterapia? Massoterapia e Shiatsu são a mesma coisa?

Há uma grande confusão quanto a este termo. A massoterapia (masso = amassar, massagear) é a massagem sueca ou ocidental, que usa óleo e atua mais ao nível físico, muscular, sanguíneo, nervoso, articular e, portanto, exige esforço físico do terapeuta. A partir da massoterapia básica pode-se especializar em Massoterapia Terapêutica, Estética ou Desportiva. Ela não é uma Terapia Holística, pois é uma auxiliar da prática médica, há legislação própria, registro oficial no MEC e somente instituições autorizadas (como o SENAC) podem ministrar esse curso. Para exercê-la, o terapeuta tem que registrar-se na Secretaria de Saúde do seu Estado. Um fator que impede o seu uso em larga escala é que só pode ser aplicada mediante o pedido do médico (pois pode prejudicar seriamente o paciente se o terapeuta não receber uma diretriz para o tratamento ou se não tiver formação profissional), mas raramente os médicos indicam tal tratamento. Portanto, se você quer ser tratado pela massoterapia, peça ao massoterapeuta o seu registro na Secretaria de Saúde e o seu Diploma.

O Shiatsu é a "massagem" oriental, que atua principalmente sobre a parte energética e nervosa do cliente, tecnicamente não correspondendo, no Brasil, ao termo massoterapia.

Entretanto, em alguns países (como a Argentina), o termo Massoterapia abrange terapias holísticas manuais como o Shiatsu, a reflexologia dos pés e mãos, o do-in, o sei-tai, etc.

15) O que é a Hipnose Ericksoniana?

Método hipnótico desenvolvido pelo Médico Norte-Americano Milton Erikson e que consiste no uso de linguagens inconscientes para contactar a mente do paciente, tais como o tom de voz, o ritmo da fala e da respiração, o olhar, a postura corporal, etc. Em vez de tentar influenciar o cliente de modo direto (“agora eu vou induzir a hipnose em você”) como faz a hipnose clássica, usa a sutileza e a permissividade (“e à medida que você respira, você relaxa...”).



16) O que são os Florais de Bach?

É uma terapia vibracional constituída por 38 infusões (Florais de Bach) extraídas de flores cujas propriedades curativas foram descobertas pelo médico Edward Bach. A doença é o resultado do desequilíbrio emocional, o qual se fixa no campo energético do ser vivo, e que persistindo, manifesta-se como doença no corpo físico. O agente curativo deverá portanto atuar sobre as causas emocionais para conseqüentemente reequilibrar o corpo físico. Essas essências são destituídas de efeitos colaterais, podendo ser utilizadas ao mesmo tempo com outros tratamentos. Constitui um sistema reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976.



17) O que é o Herborismo?

O Herborismo consiste no uso de plantas com valor medicinal e que agem no controle de problemas orgânicos. A OMS tem incentivado o uso de "Plantas Medicinais" para as populações nas suas necessidades básicas de saúde, devido a facilidade de acesso, custo e tradição cultural.



18) O que é o Reiki?

Reiki é a canalização da energia universal de vida (energia vital) através das mãos para o paciente. O processo é potencializado mediante a mentalização de símbolos antigos e secretos.



19) O que é a Cristaloterapia?

Cristaloterapia é o sistema que trata o paciente por meio de cristais e pedras semi-preciosas, dispondo-as sobre órgãos ou centro de energia (chakras) do corpo. Utiliza-se também, da programação de cristais com imagens de saúde para o paciente, energização da água com a pedra mais indicada, etc. Os cristais têm a propriedade de equilibrar e amplificar freqüências de energia (como as ondas de rádio e tv), inclusive as da energia vital, das emoções, do pensamento e do corpo físico.



20) O que é a Acupuntura?

É a terapia que usa agulhas especiais e descartáveis nos pontos de acupuntura que promoverão o equilíbrio do organismo.



21) O que são os Meridianos?

Meridianos são os canais de energia por onde a energia vital circula pelo corpo e chega aos órgãos.



22) O que é a energia vital?

É a energia que mantém a vida do organismo, juntamente com a energia dos alimentos e líquidos. Ela é absorvida através da respiração, dos chakras, da aura, dos pontos de acupuntura, dos alimentos, etc.



23) O que são os chakras?

São centros de energia do corpo por onde absorvemos a energia vital.



24) Que é yin e yang?

São, respectivamente, as polaridades negativa e positiva da energia vital.



25) O que é a doença para a terapia holística?

É o resultado de um desequilíbrio de energias, de bloqueios, de pensamentos e emoções negativos.



26) Que são bloqueios de energia e como ocorrem?

Os bloqueios são acúmulos de energia vital em alguma parte dos canais de energia (meridianos) causados pelo stress, emoções intensas, má alimentação, frustração, raiva, vícios, mágoa, pensamentos negativos, etc.

27) O que é o Do-In?

Do In é uma técnica milenar chinesa de tratamento dos pontos de acupuntura através da pressão da polpa dos dedos (geralmente o polegar), o que reequilibra a energia vital e se reflete em saúde para as áreas ou órgãos afetados. O Do In, portanto, é a massagem em si mesmo (auto-massagem), enquanto o Shiatsu é a massagem no outro, porém mais completa por incluir pressões sobre os canais de energia do corpo (Meridianos), alongamentos e diagnoses energéticas (que determinam os meridianos com excesso ou com carência de energia, ambos causando distúrbios orgânicos e emocionais).

28) O que é a Auriculoterapia?

É o tratamento através da aplicação de agulhas, sementes de mostarda, cristais de quartzo ou esferas metálicas em pontos da orelha que controlam todos os órgãos do corpo, obtendo assim a melhora ou dissolução dos sintomas e da causa do desequilíbrio, seja ele de fundo orgânico ou nervoso. É, inclusive, uma terapia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

29) O que é a Trofoterapia?

É a terapia através de alimentos naturais selecionados ou da sua combinação correta com o objetivo de manter ou restaurar a qualidade de vida


Fonte: http://www.centrodeterapias.com.br/perguntas.htm

            

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Olá,
Desejo um Feliz e Próspero ano de 2010!
Um abraço,
Jorge
Veja os meus blogs abordando os seguintes aspectos:
Comunidade
http://purgly.blospot.com
Social
http://xeesm.com/JorgePurgly
Ambiente
http://mastersuno.blogspot.com
Renda
http://konektigi.blogspot.com
Saúde
http://drbachflower.blogspot.com
Corpo
http://biometrio.blogspot.com